‘Yields’

   

‘Yields’ de novo pressionadas

Assistimos nos últimos dias a uma série de surpresas positivas sobre a economia dos EUA, graças às quais o dólar atingiu um máximo dos últimos 6 meses. Neste contexto, as obrigações dos 10 anos teriam caído agressivamente mas… não desta vez. Ao contrário, as yields chegaram mesmo a cair nas últimas sessões. O que se passa de diferente neste caso?

Por um lado, a queda dos preços das matérias-primas conduz a um reforço da procura por obrigações, num processo natural de asset allocation. Por outro lado, o mercado parece descontar um ciclo deflacionário nas economias, o que também limita a progressão das yields de longo prazo. Outro factor explicativo tem a ver com o stress que se vive nos mercados em resultado dos rumores de dificuldades em grandes hedge funds e do alargamento de spreads nas obrigações. Tudo conduz a um menor apetite por risco, que torna mais atractivo o refúgio nas obrigações de taxa fixa.

Um mercado de obrigações tão forte nos EUA faz-nos acreditar que a Fed vai provavelmente tratar as taxas com bastante cuidado nos próximos meses, especialmente se o dólar continuar a subir (o que é por si só um elemento de contracção da economia norte-americana).

Concluindo, recomendamos um stock picking orientado para activos de qualidade superior e vemos nas obrigações de taxa fixa a melhor cobertura para o risco presente no mercado accionista.

About João Monge Ferreira

Desejo que cada uma das pessoas empreendedoras que estão dentro de empregos desalinhados com os seus talentos, conquistem a liberdade para abrirem seus próprios negócios.

Posted on 2007/06/20, in A Vida e a Guerra, Diário de Guerra. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: