Sobreviver à grande inundação de capital

O facto de o capital actualmente fluir para inúmeros países, estejam ou não preparados para o receber, levanta algumas preocupações imediatas mais prementes. Existem enormes excedentes das balanças correntes nos mercados emergentes (o que constitui uma grande mudança desde 1997, quando a maioria desses mercados tinha défices). Com efeito, perspectiva-se que vários grandes exportadores de petróleo e exportadores de produtos asiáticos terão avultados excedentes durante muito tempo.

Este capital tem de ser investido em algum lado. Pensamos que o capital proveniente destes países está a fluir cada vez mais, não tanto “montanha acima”, para os países desenvolvidos (como aconteceu nos últimos cinco anos), mas mais “em torno da montanha”, para outros mercados emergentes e para países em desenvolvimento mais pobres. Mas estarão todos realmente prontos para receber tão grandes quantias de capital e para gerirem cuidadosamente o seu impacto macroeconómico?

O risco que actualmente se coloca não é o da iminência de uma crise, mas sim que os fluxos de capital surgidos da expansão global não sejam bem geridos, levando à criação de vulnerabilidades. Portanto, o perigo consiste na possibilidade de um bom número de intervenientes ser eliminado quando a festa acabar. E é difícil de saber quando é que isso vai acontecer.(JN)

About João Monge Ferreira

Desejo que cada uma das pessoas empreendedoras que estão dentro de empregos desalinhados com os seus talentos, conquistem a liberdade para abrirem seus próprios negócios.

Posted on 2007/10/29, in A Alma do Guerreiro, A Vida e a Guerra, A Voz do Guerreiro, Capital, Psico Análise and tagged , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: