BCP, BPI e BES caem 1% após ‘downgrade’ da Moody’s

Os bancos destacam-se pela negativa no PSI 20 na primeira reacção ao corte de ‘rating’ anunciado esta manhã pela agência Moody’s.

O BCP descia 1,68%, o BES recuava 1,8%, enquanto que o BPI cedia 0,46% depois de já ter estado a perder 1,7%. Isto numa altura em que o PSI 20 seguia ‘flat’ nos 5860,91 pontos, ao mesmo tempo que os principais índices accionistas europeus escorregavam cerca de 0,3%. O euro seguia pouco alterado nos 1,34,35 dólares, o barril de ‘brent’ cotava acima dos 105 dólares e a onça de ouro avançava até aos 1.660,15 dólares.

A nível nacional, a sessão desta sexta-feira está a ser marcada pela decisão da Moody’s de baixar a notação da dívida da Caixa, BCP, BPI, BES, Santander e Montepio. A agência cita quatro motivos: a revisão em baixa do ‘rating’ da República, a exposição dos bancos à dívida pública portuguesa, a expectativa de deterioração da qualidade dos activos e, por último, os constrangimentos em termos de acesso a liquidez. A decisão despoletou alguma pressão vendedora sobre a banca nacional cotada, que era contrariada pelas subidas da EDP, Jerónimo Martins e Portugal Telecom.

About João Monge Ferreira

Desejo que cada uma das pessoas empreendedoras que estão dentro de empregos desalinhados com os seus talentos, conquistem a liberdade para abrirem seus próprios negócios.

Posted on 2011/10/07, in Diário de Guerra, Economia, Ecos da Guerra and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: